SOBRE O RELATÓRIO

102-46, 102-47

Temas materiais

Os temas materiais foram atualizados para atender a versão GRI - Standards.

Dois temas da dimensão ambiental emergem no período como temas importantes para o contexto de sustentabilidade da cooperativa e passam a ser considerados materiais. São eles: gestão da água e emissões de gases efeito estufa.

102-44, 102-46, 102-47, 103-1

TEMA PADRÕES GRI RELACIONADOS DESCRIÇÃO DA DIVULGAÇÃO ONDE OCORRE CORRELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CORRELAÇÃO COM PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL
Desempenho Econômico 201-1 Valor econômico direto gerado e distribuído Desempenho econômico da organização. Impactos econômicos indiretos na gestão dos processos internos da operadora e controles de sinistralidade que impactam diretamente as Unimeds sócias, a rede de recursos de atendimento, clientes e fornecedores. - -
Emissões de Gases Efeito Estufa 305-1, 305-2, 305-3, 305-4 Emissões diretas, indiretas e outras emissões de Gases Efeito Estufa Matriz e unidades de negócios da operadora 13 7
Água 303-1 Gestão sobre recursos hídricos Unidades administrativas da Central Nacional Unimed. 6 7
Treinamento e Educação 404-1, 404-2, 404-3 Política adotada para a realização de treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Colaboradores CLT, temporários, estagiários e aprendizes. 4 1, 2
Não Discriminação 406-1 Envolve aspectos relacionados a discriminação por motivo de raça, cor, gênero, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social, conforme definidos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ou outras formas relevantes de discriminação envolvendo partes interessadas internas e/ou externas. Público Interno ou partes interessadas externas. 16 1, 2, 6
Gestão de impactos na Comunidade 413-1 Pessoas ou grupo de pessoas impactadas positivamente ou negativamente pelas operações da organização. Comunidades impactadas no entorno das Unidades de negócios da operadora. 1 1
Combate à Corrupção 205-1, 205-2, 205-3 Práticas como suborno, pagamentos de facilitação/ comissões, fraude, honorários, recompensas ou incentivos para se fazer algo que seja desonesto ou ilegal. Gestão das principais categorias de riscos inerentes ao seu negócio, considerando também, as respectivas áreas sob sua gestão 16 10
Saúde e Segurança do Cliente 416-1, 416-2 Esforços sistemáticos da organização para abordar a saúde e segurança ao longo do ciclo de vida do serviço ou produto e o cumprimento de regulamentos e códigos voluntários de saúde e segurança dos clientes. Processo de gestão de Certificações e Acreditações de Qualidade de sua Rede direta de recursos de saúde, Unimeds Associadas e Rede Credenciada das Unimeds do Sistema. 3 1

102-45

As informações relatadas pertencem exclusivamente à Central Nacional Unimed e suas unidades administrativas.

102-49

Não foram identificadas restrições de informações quanto às diretrizes propostas pela GRI.

102-48

A metodologia de análise de alguns indicadores foi ajustada em relação ao período anterior do relato. As informações aparecem abaixo de cada indicador no decorrer do relatório.

Questionamentos adicionais que mais apareceram nas perguntas abertas do questionário e nos workshops que não estão contempladas na matriz de materialidade, mas sobre as quais prestamos contas no relatório:

Política de remuneração: ao cooperado, ao prestador de serviços e aos profissionais de áreas de apoio como psicólogos, nutricionistas e outros.

Judicialização, regulação na saúde e estratégia de relacionamento da cooperativa com órgãos de defesa do consumidor.

Planejamento para a implantação de sistemas informatizados integrados entre Central Nacional Unimed e Prestador.

SOBRE O RELATÓRIO

102-46, 102-47

Temas materiais

Os temas materiais foram atualizados para atender a versão GRI - Standards.

Dois temas da dimensão ambiental emergem no período como temas importantes para o contexto de sustentabilidade da cooperativa e passam a ser considerados materiais. São eles: gestão da água e emissões de gases efeito estufa.

102-44, 102-46, 102-47, 103-1

TEMA PADRÕES GRI RELACIONADOS DESCRIÇÃO DA DIVULGAÇÃO ONDE OCORRE CORRELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CORRELAÇÃO COM PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL
Desempenho Econômico 201-1 Valor econômico direto gerado e distribuído Desempenho econômico da organização. Impactos econômicos indiretos na gestão dos processos internos da operadora e controles de sinistralidade que impactam diretamente as Unimeds sócias, a rede de recursos de atendimento, clientes e fornecedores. - -
Emissões de Gases Efeito Estufa 305-1, 305-2, 305-3, 305-4 Emissões diretas, indiretas e outras emissões de Gases Efeito Estufa Matriz e unidades de negócios da operadora 13 7
Água 303-1 Gestão sobre recursos hídricos Unidades administrativas da Central Nacional Unimed. 6 7
Treinamento e Educação 404-1, 404-2, 404-3 Política adotada para a realização de treinamentos e desenvolvimento de colaboradores Colaboradores CLT, temporários, estagiários e aprendizes. 4 1, 2
Não Discriminação 406-1 Envolve aspectos relacionados a discriminação por motivo de raça, cor, gênero, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social, conforme definidos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ou outras formas relevantes de discriminação envolvendo partes interessadas internas e/ou externas. Público Interno ou partes interessadas externas. 16 1, 2, 6
Gestão de impactos na Comunidade 413-1 Pessoas ou grupo de pessoas impactadas positivamente ou negativamente pelas operações da organização. Comunidades impactadas no entorno das Unidades de negócios da operadora. 1 1
Combate à Corrupção 205-1, 205-2, 205-3 Práticas como suborno, pagamentos de facilitação/ comissões, fraude, honorários, recompensas ou incentivos para se fazer algo que seja desonesto ou ilegal. Gestão das principais categorias de riscos inerentes ao seu negócio, considerando também, as respectivas áreas sob sua gestão 16 10
Saúde e Segurança do Cliente 416-1, 416-2 Esforços sistemáticos da organização para abordar a saúde e segurança ao longo do ciclo de vida do serviço ou produto e o cumprimento de regulamentos e códigos voluntários de saúde e segurança dos clientes. Processo de gestão de Certificações e Acreditações de Qualidade de sua Rede direta de recursos de saúde, Unimeds Associadas e Rede Credenciada das Unimeds do Sistema. 3 1

102-45

As informações relatadas pertencem exclusivamente à Central Nacional Unimed e suas unidades administrativas.

102-49

Não foram identificadas restrições de informações quanto às diretrizes propostas pela GRI.

102-48

A metodologia de análise de alguns indicadores foi ajustada em relação ao período anterior do relato. As informações aparecem abaixo de cada indicador no decorrer do relatório.

Questionamentos adicionais que mais apareceram nas perguntas abertas do questionário e nos workshops que não estão contempladas na matriz de materialidade, mas sobre as quais prestamos contas no relatório:

Política de remuneração: ao cooperado, ao prestador de serviços e aos profissionais de áreas de apoio como psicólogos, nutricionistas e outros.

Judicialização, regulação na saúde e estratégia de relacionamento da cooperativa com órgãos de defesa do consumidor.

Planejamento para a implantação de sistemas informatizados integrados entre Central Nacional Unimed e Prestador.